sábado, 7 de setembro de 2019

ENTENDA OS PRINCIPAIS PROBLEMAS DA INCONTINÊNCIA URINÁRIA

Para conseguirmos entender melhor, as causas desse problema temos que pensar como é formado o sistema urinário:

 


Fonte:< https://www.todamateria.com.br/sistema-urinario/>. Acesso em 06.09.2019


Constituído por várias unidades, este aparelho tem entre as suas principais funções : A filtração de  ‘’sujeiras’’ que temos no nosso sangue , a produção e também a expulsão da urina.

Vamos começar pelo Rim:
 

 
Fonte: <https://www.infoescola.com/wp-content/uploads/2011/07/anatomia-rim.jpg>. Acesso em 06.09.2019

Na primeira imagem podemos destacar que os rins apresentam estruturas funcionais chamadas de Néfrons, eles tem papel de extrema importância no processo de formação de urina, ele possuí duas estruturas: a cápsula glomerular (ou cápsula de Bowman)  e Túbulos  renais ( que é o mesmo que Túbulo contorcido proximal) que vão fazer duas etapas principais: que são a Filtração Glomerular e a Reabsorção renal.

Na cápsula glomerular o sangue vai passar e vai ser ‘’extraído’’ do seu plasma, ele vai ser o líquido filtrado, componentes que podem ser utilizados pelo nosso organismo , provenientes da nossa alimentação ou de processos metabólicos como: glicose, proteínas, água, aminoácidos , etc...

Então da cápsula é passado para os túbulos distais ,e quando houver o retorno dessas substâncias do nosso sangue o processo é chamado de: Reabsorção. Agora sim, vai passar novamente para os vasos capilares sanguíneos e assim para o corpo, para ser utilizado em outros mecanismos.

Mas também, podem haver componentes químicos que não vão mais ser utilizados pelo nosso corpo, por exemplo, os que geralmente saem com a urina humana: que são o ácido úrico, a ureia.

Assim esses agentes tóxicos, serão encaminhados dos ureteres para a bexiga:
 



Fonte:< https://image.slidesharecdn.com/aula4anato2sistemaurinario-150521170955-lva1-app6891/95/anatomia-sistema-urinrio-25-638.jpg?cb=1488909098>. Acesso em 06.09.2019

A bexiga é um músculo elástico, que atua como reservatório da urina, está rodeada pelo esfíncter uretral, músculo que a princípio poderia permanecer fechado e resistir a vontade de urinar.
 

Dentro deste aspecto a incontinência pode aparecer de várias formas, que varia de uma pessoa para outra, geralmente associada com idade, ou com outros problemas que podem contribuir como: menopausa, parto, câncer de próstata etc.

Os fatores que podem desencadear este problema: são geralmente hábitos alimentares, uso de medicamentos, ou estresse emocional.

O que ela pode consequentemente afetar:



- Problemas sociais, desconforto na qualidade de vida (por ser algo circunstancial), já que só do fato da pessoa: levantar , espirrar , correr, praticar atividades físicas. Pode acontecer que tenha perda de urina, tudo que exija uma contração maior da bexiga, já gera fatores de risco.

Por isso que sempre que houver indícios procurar imediatamente, ajuda de algum profissional e evitar constrangimentos.
 


Aplicação Didática: Este material pode ser utilizado para complementar o conteúdo de Sistema Urinário, como apoio em uma aula, é útil para introduzir o conteúdo aos alunos, mostrando detalhes, como uma forma de estudo aprofundada para uma prova e também ajudaria a tirar possíveis dúvidas sobre determinado assunto. Pode ser explicado a formação da urina, e também a anatomia de todas as unidades que formam o sistema.

Disponível em: <https://www.minhavida.com.br/saude/temas/incontinencia-urinaria >. Acesso em: 06.09.2019.


Disponível em:  <https://www.sobiologia.com.br/conteudos/Corpo/excrecao2.php > Acesso em: 06.09. 2019

 




 

Nenhum comentário:

Postar um comentário