terça-feira, 16 de abril de 2019

A IMPORTÂNCIA DOS MODELOS DIDÁTICOS

 Todos aquele que já passaram pela aprendizagem de anatomia sabe a dificuldade que se tem em aprender toda as nomenclaturas. Como educadores é de nossa responsabilidade buscar formas alternativas de levar a aprendizagem aos alunos, em determinadas instituições é possível encontrar modelos didáticos prontos e de boa qualidade, mas é de conhecimento geral que em grande parte nas escolas ainda à falta de tais matérias.

Para maior valorização das aulas é de suma importância que o aluno esteja envolvido nos projetos e desenvolvendo trabalhos para que ele possa sentir realmente envolvido com ambiente educacional, desde uma pequena maquete até uma pesquisa profunda como uma IC(Iniciação cientifica), a desvalorização de tais recursos pode revelar impactos negativos na aprendizagem do aluno de maneira geral. Os matérias utilizados para tornar uma aula mais prática, beneficiam não apenas os alunos de modo geral, mais principalmente aquele que possuem autismo e deficiências intelectuais.
Devido essa necessidade trago aqui ideias alternativas para melhoria de uma aula na disciplina de anatomia humana.






Aplicação Didática: Esse material seria muito interessante em uma aula sobre sistema respiratório para um oitava ano por exemplo, além de ser uma material de baixo custo, pode ser produzido pelos próprios alunos.




Aplicação Didática: Esse material seria excelente para observação dos órgãos como quando se é introduzido o conteúdo sobre sistema digestório de maneira simples e com fácil compreensão.



Aplicação Didática: Essa atividade seria interessante para ensino sobre sistema circulatório, porém esse método de pintura corporal poderia ser utilizada para auxiliar no ensino de outros tipos de sistemas.
Os modelos alternativos de ensino permitem a experimentação, o que permite aos alunos relacionarem com a teoria e ajudando a compreender os conceitos.



O CELULAR E A MÁ POSTURA



Quando estamos “vidrados” no celular, respondendo mensagens ou até interagindo nas diversas redes sociais existentes, acabamos esquecendo de manter uma boa postura, atitude essa, de extrema importância. Quando inclinamos a cabeça para baixo para olhar o celular, o corpo precisa se ajustar para conseguir manter essa posição, essa atitude acaba prejudicando a sua coluna, e causando até dores em seu pescoço.
Quando mantemos a cabeça inclinada por um periodo de tempo consideravelmente longo, um quilo é acrescentado ao peso total da cabeça que é em média cinco quilos, sendo assim, quanto maior a inclinação, maiores são as chances de lesoes na coluna.
Mas você sabe como evitar problemas assim, sem deixar de usar seu aparelho celular?
Existem dicas simples que podem diminuir tais efeitos, tais como:
·         Manter a tela na altura do rosto, evitando ao máximo a inclinação da cabeça;
·         Quando for usar o celular na cama, apoiar as costas em um travesseiro, mantendo o celular o a altura dos olhos;
·         Evitar usar o aparelho quando se esta andando, pois isso pode causar acidentes devido a distrações.
Aplicação didática: O conteúdo pode ser ministrado em uma aula relacionada ao sistema esquelético, como uma forma de chamar a atenção dos alunos sobre a má postura ao usar o celular, visto que em tempos atuais, o uso desses aparelhos vem sendo cada vez mais frequente.